segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Batalha de Lepanto


Ficheiro:Battle of Lepanto 1571.jpg


Em 1571,os turcos(que eram muçulmanos) ameaçavam severamente a cristandade.O Império Bizantino havia caído há mais de cem anos,e por pouco não caiu a Europa inteira. Possuíndo muitos homens e navios,os turcos organizaram uma grande ofensiva. Pretendiam derrubar a França e a Itália. Como sinal de vitória, planejavam transformar a Basílica de S. Pedro(a sede do catolicismo romano) em uma mesquita. A igreja católica estava sob a autoridade de Pio V(posteriormente canonizado).O papa se esforçou para unir o seu rebanho( apesar dos laços de religião sempre unirem os europeus, eles não paravam de brigar entre si). Espanhóis, italianos e cavaleiros de Malta se uniram No dia 7 de outubro,a sorte estava lançada.Mesmo com o vento ao contrário,os europeus atacaram a frota turca.
Depois de horas de combate os turcos,que estavam em vantagem numérica,enfrentaram uma série de revezes e acabaram vencidos  depois de pesadas baixas.Os cristãos perderam 9 mil homens e 12 navios.Os turcos perderam 30 mil homens e 240 navios! A ameaça marítima do turcos à Europa teve fim, e a Europa foi salva daquilo que possivelmente seria a destruição de sua estrutura política, militar e cultural.

CURIOSIDADES

O escritor Miguel de Servantes(autor de D. Quixote) participou da batalha ao lado dos católicos.Foi ferido na mão esquerda,inutilizada

Os católicos se colocaram sob a proteção da virgem Maria, a quem atribuíram a vitória. A própria mãe de Jesus teria aparecido e espantado os muçulmanos. Depois da vitória, foi adicionada na "Litania de Nossa Senhora"(uma oração tradicional que invoca Maria com vários títulos) o seguinte título: "auxílio dos cristãos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário