sábado, 7 de dezembro de 2013

O Adeus a Nelson Mandela

No último dia 05, faleceu uma grande personalidade da história. Aos 95 anos, Nelson Rolihlahla Mandela nos deixou. Considerado por muitos como grande herói, é visto com reservas por outros. Foi acima de tudo figura importante, com suas qualidades e defeitos.
Mandela nasceu num vilarejo, e pertencia à etnia xhosa, uma das que compõe a população sul-africana. Aos sete anos tornou-se o primeiro da família a frequentar uma escola, e só então recebeu o nome inglês "Nelson". Mudando de cidade em 1934, se matriculou no curso de direito. Envolveu-se então com movimentos estudantis, e passou a condenar a vergonhosa política racista do apartheid, que na época imperava no país. A política do apartheid tratava-se de um pesado domínio e discriminação exercido pela minoria branca(os chamados bôeres) sobre os povos negros nativos.
File:Young Mandela.jpgPara se falar sobre o apartheid, é necessário estudar a história da região.Habitada por tribos africanas, o território da atual África do Sul tornou-se alvo do colonialismo bem antes da maioria dos demais países africanos.Em 1652, os holandeses implantaram lá uma feitoria. A partir de então, famílias holandesas(e também alemãs) migraram para a região, onde começaram a viver como fazendeiros. Dessa forma, eram responsáveis pelo abastecimento de navios holandeses que iam da pátria-mãe ao Oriente(é só consultar um mapa para se perceber a posição estratégica do lugar).Os bôeres (ou africânderes) tinham uma noção muito rígida de orgulho racial e cultural,e eram fervorosos protestantes.Criando um tipo particular de calvinismo, usavam a Bíblia para justificar a tomada de territórios dos negros, considerando-se povo especialmente predestinado por Deus.No entanto, no século XIX, com a corrida do neocolonialismo,os bôeres passaram de suseranos à vassalos. O Reino Unido começou a dominar a atual África do Sul, banindo muitos privilégios dos bôeres. Este mesmo século viu sangrentas guerras entre eles .Derrotados por fim em 1902 ,os bôeres  tiveram seus domínios formalmente anexados pelos ingleses.
No entanto, os ingleses passaram a procurar o apoio dos derrotados,criando leis que os beneficiavam.Na década de 20, leis racistas começaram a se desenvolver,dando vantagens aos bôeres.Em 1948, quando o Partido Nacional( formado por eles) chegou ao poder, a política da discriminação tornou-se oficial e forte. Entre outras privações, os negros eram obrigados a morarem em locais separados dos brancos e sofriam severas restrições no que dizia respeito, por exemplo, a posse de terras. Os africânderes tratavam com grande violência quem se opunha ao seu regime. Esses bôeres então passaram a ser mal-vistos pela comunidade internacional.Em 1973, a Assembléia Geral da ONU considerou o apartheid como crime contra a humanidade. Cada vez mais isolado, o regime caiu no início dos anos 90. E um dos grandes líderes que lutaram e sofreram para acabar com o regime foi Nelson Mandela. Entre outras dificuldades, chegou a passar quase três décadas na cadeia. Ao conseguir a derrota do sistema,tornou-se presidente do país, grande figura na política e sociedade,além de lutar em organizações sociais e direitos humanos. Sem dúvida,foi uma das pessoas mais importantes do século passado, e nos resta aprender o que ele fez de melhor: a luta pela justiça social

Um comentário:

  1. Satta-Tin' Titanium Wood Stoves - TI3
    The stoves you use can titanium trim hair cutter reviews be used titanium i phone case in every facet of nier titanium alloy wood products. This gold titanium is an exquisite combination of platinum and titanium nose stud black wood stoves.

    ResponderExcluir