sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Suazilândia

File:Coat of Arms of Swaziland.svg
No final do século XVIII(ou possivelmente antes),grupos bantos provenientes da África central abandonaram suas terras e migraram para o território da atual Suazilândia, dando origem ao povo suazi.Essa onda de migrantes era formada por clãs chefiados pelos Dianimi.A partir da metade do século XIX,o rei Mswazi teve de pedir ajuda aos britânicos para se defender dos zulus.O país passou a se tornar cada vez mais dependente dos britânicos.Em 1903,após a Guerra dos Bôeres a União Sul-Africana foi anexada pelo Reino Unido, a Suazilândia foi,também,anexada ao Império Britânico.Os ingleses,contudo,preservaram parte da antiga administração suazi.Em 1964,foi proclamada uma constituição.Por fim,em 6 de setembro de 1968,a nação se tornou independente.No entanto,em 1973 o rei Sobhuza II dissolveu o parlamento,revogou a constituição e tornou-se um ditador absoluto.O parlamento e constituição são proclamados novamente em 1978. Sobhuza morreu em 1982.
Com a queda do regime racista do Apartheid na África do Sul(país cujo território circunda quase a totalidade da Suazilândia), o movimento por democracia ganhou força.Em 1993 acontecem as primeiras eleições legislativas.Em 2005 foi proclamada outra constituição.No entanto,a democracia plena ainda não foi alcançada
A Suazilândia é uma nação pobre,que sequer é autossuficiente na produção de alimentos. Uma seca em 2007 fez com que 40% da população fosse ameaçada pela fome.Em relatório divulgado pela ONU em 2008,o país tem a maior taxa de contaminação com o vírus HIV no mundo,entre a população adulta (26%).
A sociedade suazi é patriarcal,e admite a poligamia.O atual rei, Mswati III,tem treze esposas e uma grande riqueza e ostentação,em gritante contraste com a miséria de seu povo.A nação é uma das poucas monarquias restantes no continente africano.
A Suazilândia tem o terrítório predominantemente formado por planaltos coberto por savanas e pastagens.Sua economia é baseada na agropecuária.Abriga importantes reservas de carvão.

DADOS SOBRE A SUAZILÂNDIA

NOME OFICIAL: Reino da Suazilândia
ÁREA: 17.363 km2
POPULAÇÃO: 1,1 milhões(2008)
CAPITAIS: Mbabane e Lobamba
MOEDA:Lilangene suazi
IDH(2010):0,498

Nenhum comentário:

Postar um comentário