sexta-feira, 26 de julho de 2013

A chegada do cristianismo ao Japão

File:CelebratingAChristianMassInJapan.jpg
Há 454 anos,o jesuíta Francisco Xavier chegava ao Japão como missionário.Seu trabalho teve muitos frutos.
Nascido em 1506,na Espanha,Francisco pertencia a uma família rica,e estudou em Paris.Lá conheceu Inácio de Loyola.Juntamente com ele e outros amigos,fundaram a Companhia de Jesus,em 1534.Em 1541,Francisco partiu para a Índia como missionário.Pregou também no Ceilão,Malásia,Indonésia...Até partir para o Japão,onde chegou em 27 de julho de 1549.Morreu em 1552,quando estava a caminho da China.Foi canonizado em 1622,pelo papa Gregório XV.
O Japão passava por um momento de desordem e descentralização.Havia também se aberto para os comerciantes europeus.Os nobres desejavam comerciar com ocidentais(os portugueses chegaram em 1543) para adquirir armas de fogo.Ideias europeias,como o racionalismo e o liberalismo influenciaram os japoneses.Nesse contexto,Francisco Xavier  chegou ao Japão.
O trabalho de Francisco foi tão bem-sucedido,que em 1582 já haviam no Japão 150 mil cristãos e 200 igrejas.Entre os convertidos,estavam muitos daimiôs(senhores feudais).
No entanto,a partir do início do séc. XVII,o governo japonês começou a recear o cristianismo,pois achou que a religião poderia abrir caminho para uma eventual conquista européia.A partir de 1620,uma terrível perseguição se iniciou.Cristãos foram queimados, degolados e crucificados.O cristianismo continuou existindo à margem da lei.Em alguns lugares,se fazia uma cerimônia anual: Os habitantes tinham que pisar em imagens de Jesus e de Maria para provarem que não eram cristãos.
Na ausência de sacerdotes europeus e sob perseguição,os rituais dos cristãos escondidos foram se adaptando à cultura japonesa.Nas missas,por exemplo,a hóstia e o vinho foram substituídos por sashimi,arroz e saquê.Entre 1637-1638,cristãos da cidade de Shimabara se revoltaram,.Apesar de vitórias iniciais,acabaram massacrados e o cristianismo tornou-se ainda menos tolerado.
A chegada dos ocidentais ao Japão.no séc. XVI deixou muitas influências além do cristianismo.A medicina,,astronomia e ciências náuticas também foram influenciadas.Arquitetos japoneses aprenderam técnicas para fortificação de castelos.
Nessa época o Japão fechou-se não só ao cristianismo,mas também às nações ocidentais..Somente no séc. XIX a nação iria se abrir(no início,de forma forçada) ao comércio com as potências ocidentais, como os EUA.A partir daí,o Japão iniciou um processo de modernização,que o transformou numa potência.
E os cristãos? Quando o país se abriu novamente ao cristianismo,no século XIX,haviam 60 mil kakure kirishitan(cristãos ocultos).Hoje no país,existem cerca de 500 000 católicos,500 000 protestantes e 30 000 ortodoxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário