quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Agostinho de Hipona (Santo Agostinho)

Hoje é celebrada pela Igreja Católica a memória de Agostinho de Hipona,que é considerado não apenas santo,mas também um dos doutores da igreja.
Aurelius Augustinus nasceu em 13 de novembro de 354,em Thagaste,na atual Argélia.O pai de Agostinho era o pagão Patricius,homem honrado.Sua mãe era a cristã Mônica(também canonizada).Agostinho era um garoto esperto e talentoso.As pessoas diziam que ele seria uma grande figura.Estudou na infância e na adolescência( ganhou uma bolsa de estudos de Romaniacus,um homem rico de sua terra).Seu pai então morreu,convertido ao cristianismo no leito.
Ficheiro:AugustineBaptism.jpgInclinado á atividades amorosas,passou a viver com uma mulher aos dezessete anos(ela lhe deu um filho no ano seguinte).Também aderiu à heresia maniqueísta,a qual posteriormente abandonou.Passou então a ser atraído pelo neoplatonismo,que na época era uma filosofia muito usada pelos cristãos.Converteu-se ao cristianismo,graças às orações da mãe e à influência e pregação de Santo Ambrósio,bispo de Milão.Foi ordenado presbítero em 391,e bispo-coadjutor de Hipona em 395.
Agostinho viveu num período de grande mudanças,como o declínio do outrora poderoso Império Romano.Existiam também muitas divisões e heresias na Igreja.Agostinho combateu,por exemplo,as doutrinas do teólogo bretão Pelágio,que negava a realidade do pecado original e dizia que o homem podia escolher a Deus pelo seu próprio livre-arbítrio. Agostinho era enfático em dizer que a mancha do pecado original passava de pai para filho,e que a salvação se dava graças a ação soberana de Deus na vida de determinada pessoa,a predestinação(nestes pontos ele influenciou muitos reformadores protestantes, especialmente João Calvino).
Entre as suas principais obras,destacam-se as Confissões, auto-biografia na qual fala de sua infância,juventude e conversão ao cristianismo;Da Cidade de Deus,na qual trata de temas como o bem e o mal,o espiritual e o material,a "Cidade de Deus" e a "Cidade dos Homens".
Agostinho produziu um número enorme de tratados teológicos e sermões.Já foi dito que ele escreveu tanto,que seria impossível ler todas as suas obras.Defendia os dogmas cristãos contra o que era considerado errado.
Santo Agostinho morreu em 28 de agosto de 430,vítima de uma enfermidade.A cidade estava cercada pelos vândalos.
Considerado como um dos maiores teólogos da cristandade,Agostinho foi também um grande filósofo.Influenciou fortemente a igreja medieval e,como já foi dito,aos reformadores protestantes.Algumas frases de Agostinho:


"Nenhum homem diz “Deus não existe”, a não ser aquele que tem interesse em que ele não exista"

"O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios"

"Deus ama tanto a cada um como se não existisse ninguém mais a quem pudesse dedicar seu amor"

"As riquezas terrenas estão cheias de pobreza"

"A graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos a recebê-la"


Agostinho escreveu também essa oração:

"Tarde te amei, Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Tu estavas dentro de mim e eu te buscava fora de mim. Como um animal buscava as coisas belas que tu criaste. Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo. Mantinham-me atado, longe de ti, essas coisas que, se não fossem sustentadas por ti, deixariam de ser. Chamaste-me, gritavas-me, rompeste minha surdez. Brilhaste e resplandeceste diante de mim, e expulsaste dos meus olhos a cegueira. Exalaste o teu Espírito e aspirei o seu perfume, e desejei-te. Saboreei-te, e agora tenho fome e sede de ti. Tocaste-me, e abrasei-me na tua paz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário