quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Agostinho de Hipona (Santo Agostinho)

Hoje é celebrada pela Igreja Católica a memória de Agostinho de Hipona,que é considerado não apenas santo,mas também um dos doutores da igreja.
Aurelius Augustinus nasceu em 13 de novembro de 354,em Thagaste,na atual Argélia.O pai de Agostinho era o pagão Patricius,homem honrado.Sua mãe era a cristã Mônica(também canonizada).Agostinho era um garoto esperto e talentoso.As pessoas diziam que ele seria uma grande figura.Estudou na infância e na adolescência( ganhou uma bolsa de estudos de Romaniacus,um homem rico de sua terra).Seu pai então morreu,convertido ao cristianismo no leito.
Ficheiro:AugustineBaptism.jpgInclinado á atividades amorosas,passou a viver com uma mulher aos dezessete anos(ela lhe deu um filho no ano seguinte).Também aderiu à heresia maniqueísta,a qual posteriormente abandonou.Passou então a ser atraído pelo neoplatonismo,que na época era uma filosofia muito usada pelos cristãos.Converteu-se ao cristianismo,graças às orações da mãe e à influência e pregação de Santo Ambrósio,bispo de Milão.Foi ordenado presbítero em 391,e bispo-coadjutor de Hipona em 395.
Agostinho viveu num período de grande mudanças,como o declínio do outrora poderoso Império Romano.Existiam também muitas divisões e heresias na Igreja.Agostinho combateu,por exemplo,as doutrinas do teólogo bretão Pelágio,que negava a realidade do pecado original e dizia que o homem podia escolher a Deus pelo seu próprio livre-arbítrio. Agostinho era enfático em dizer que a mancha do pecado original passava de pai para filho,e que a salvação se dava graças a ação soberana de Deus na vida de determinada pessoa,a predestinação(nestes pontos ele influenciou muitos reformadores protestantes, especialmente João Calvino).
Entre as suas principais obras,destacam-se as Confissões, auto-biografia na qual fala de sua infância,juventude e conversão ao cristianismo;Da Cidade de Deus,na qual trata de temas como o bem e o mal,o espiritual e o material,a "Cidade de Deus" e a "Cidade dos Homens".
Agostinho produziu um número enorme de tratados teológicos e sermões.Já foi dito que ele escreveu tanto,que seria impossível ler todas as suas obras.Defendia os dogmas cristãos contra o que era considerado errado.
Santo Agostinho morreu em 28 de agosto de 430,vítima de uma enfermidade.A cidade estava cercada pelos vândalos.
Considerado como um dos maiores teólogos da cristandade,Agostinho foi também um grande filósofo.Influenciou fortemente a igreja medieval e,como já foi dito,aos reformadores protestantes.Algumas frases de Agostinho:


"Nenhum homem diz “Deus não existe”, a não ser aquele que tem interesse em que ele não exista"

"O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios"

"Deus ama tanto a cada um como se não existisse ninguém mais a quem pudesse dedicar seu amor"

"As riquezas terrenas estão cheias de pobreza"

"A graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos a recebê-la"


Agostinho escreveu também essa oração:

"Tarde te amei, Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Tu estavas dentro de mim e eu te buscava fora de mim. Como um animal buscava as coisas belas que tu criaste. Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo. Mantinham-me atado, longe de ti, essas coisas que, se não fossem sustentadas por ti, deixariam de ser. Chamaste-me, gritavas-me, rompeste minha surdez. Brilhaste e resplandeceste diante de mim, e expulsaste dos meus olhos a cegueira. Exalaste o teu Espírito e aspirei o seu perfume, e desejei-te. Saboreei-te, e agora tenho fome e sede de ti. Tocaste-me, e abrasei-me na tua paz."

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

História das Coreias




Ficheiro:조선 태조.JPG
Hoje fazem 65 anos que foi proclamado o governa da Coreia do Sul(República da Coreia).A nação é muito desenvolvida,ao contrário da Coreia do Norte(República Democrática Popular da Coreia)que tem um governo retrógrado e passa grande penúria.Mas as duas Coreias já foram um só país durante muito tempo.Agora,vamos analisar a história da Coreia unificada.
Segundo a tradição coreana,o país tem origem em Han-ung,filho do deus do céu.Ele teria descido à terra em 2333 a. C. e transformado uma ursa em mulher,com quem se casou. Dessa união nasceu Tan-gun,o primeiro coreano.
No século IV a.C. o povo tougon,vindo da Manchúria,introduziu o ferro e o bronze na Coréia.O imperador chinês Wou-ti estabeleceu um protetorado na região em 108 a.C.Na época houve um desenvolvimento artístico na Coreia,com forte influência chinesa.
Ficheiro:Korean book-Jikji-Selected Teachings of Buddhist Sages and Seon Masters-1377.jpg
Adicionar legenda
Entre os séc. I e IV d.C.,os coreanos constituíram três reinos: Koguryo, Paikche e Silla. Este último reino torna-se o principal,e atinge seu apogeu entre 670 e 780.A dinastia Koryo, fundada em 918, acaba submetendo Silla e unificando o país.Songdo(atual Kaesong) é proclamada a capital.
A partir de 1231,os coreanos sofreram na guerra contra o líder mongol Gengis Khan,e foram dominados.No entanto,em 1364,o jovem guerreiro Li Song-gye expulsa os mongóis da península e estabelece a dinastia Yi,que reinaria até 1910.Seu poder apoiava-se na religião confucionista.A partir do começo do séc. XV,o governo muda a capital para Seul,estabelece escolas e passa a imprimir papel-moeda.A escrita que os coreanos usam até hoje também é desta época.Entre os séculos XVI e XVII,a nação é invadida por japoneses e, posteriormente,manchus.Os coreanos não conseguem se reestabelecer,e por isso decidem optar pelo isolamento.
O primeiro contato com os ocidentais se deu em 1653.Tratavam-se de marinheiros holandeses.No entanto,somente no séc. XIX os europeus passaram a demonstrar interesse pela região.Vindo da China,o catolicismo ganha adeptos entre os letrados.O governo olhava com maus olhos a religião,que começa a ser perseguida,A partir de então,a Coréia teve escaramuças com pequenas tropas estrangeiras que desembarcavam nas proximidades.O país consegue se ver livre dos ocidentais,mas é obrigado a recuar diante dos japoneses, que na época expandiam o seu império.Após vencer a China e posteriormente a Rússia,os japoneses assumiram a administração em 1907.Em 1910,simplesmente anexaram a Coreia.O dominio japonês dura até 1945.Nesse período,houve desenvolvimento econômico.No entanto,muitos estavam descontentes e formaram um movimento de resistência,formando governos provisórios no exílio,em Xangai e Washington.Durante a II Guerra(1939-1945),muitas coreanas são levadas como escravas sexuais dos japoneses.Também existiram coreanos que foram assassinados.Ao fim da guerra,a nação foi dividida em duas: O norte,sob influência soviética; e o sul,sob influência americana.A relação entre as duas Coreias não é nada amistosa.Os comunistas da Coreia do Norte têm,desde então,ameaçado o Sul.Em 1950,a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul.A guerra contou com a participação de americanos e chineses.Um armistício foi realizado em 1953 mas a desconfiança e ameaças mútuas persistem até hoje.
Ficheiro:KoreanWar recover Seoul.jpg
Como foi dito anteriormente,as duas Coreias são muito diferentes.A Coreia do Sul tem tido um ótimo desenvolvimento econômico,sendo um dos tigres asiáticos.Já a Coreia do Norte é governada por ditadores hereditários.Trata-se de um país no qual é difícil se viver.O povo é obrigado a cultuar seus líderes, como se estes fossem deuses.O governo norte-coreano também diz, hipocritamente,que há liberdade de religião.No entanto,na prática,os cristãos são severamente perseguidos.Muitos são mandados para campos de concentração, ou mortos.Houve até mesmo um caso de um cristão que foi queimado! O país é,segundo a organização cristã "Portas Abertas",como o país mais anti-cristão do mundo.
A Coreia do Norte tem se mostrado uma ameaça a paz mundial,com suas ameaças aos países vizinhos e aos EUA


DADOS SOBRE AS COREIAS:

COREIA DO SUL
Ficheiro:Flag of South Korea.svg
Nome oficial: República da Coreia
Área: 99.327 km2
População: 48,3 milhões
Capital: Seul
Idioma: Coreano
Moeda: Won sul-coreano


COREIA DO NORTE
Ficheiro:Flag of North Korea.svg
Nome oficial: República Democrática Popular da Coreia
Área:  120.538 km2
Popualção: 24,5 milhões
Capital: Pyongyang
Idioma: Coreano
Moeda: Won norte-coreano